RELATO DE EXECUÇÃO
No dia 14/06/2007, foi executado o projeto com o uso de mídias na Escola Estadual Severino Bezerra Melo, especificamente em uma turma da 4ª série do turno matutino, em que o assunto a ser trabalhado foi o estudo do solo, o qual teve inicio às 07h30min e término às 11h00min. O referido projeto contou inicialmente com a passagem de um vídeo (Deu a louca na Chapeuzinho), que teve a duração de 01h30min. Após o filme, colhemos às idéias prévias que tinham sobre o solo, muitos disseram “é a terra” e então retiramos uma parte central do filme, que tratava de um lenhador que costumava derrubar árvores e mais árvores para poder fazer parte de um anúncio publicitário e a partir daí começamos a explorar o assunto em estudo, sempre fazendo uma reflexão sobre o que seja o solo, qual a sua importância para o homem, como as árvores estavam envolvidas neste processo e também citando a própria localização da escola em que estudam, suas residências e o que pode acontecer caso as árvores continuem a ser derrubadas para a construção de novas moradias. Após a essa pequena explanação do assunto, passamos uma atividade, a qual teve início às 09h30min, em que cada aluno iria escrever um pouco sobre o solo em um pequeno papel e seria colocado na árvore do conhecimento. Neste dia o recreio não foi no mesmo horário como de costume, pois faltou gás para fazer o lanche e como normalmente é realizado às 09h30min, neste dia foi somente às 10h00min. Por não ter sido no horário que vinha sendo, após todos terem feito à primeira atividade, passamos outra em que esta foi realizada com o uso de argila, realizada em grupo de quatro e cinco pessoas, aonde iriam produzir o solo, suas respectivas camadas e alguns componentes do solo, como as árvores. Quando deu 10h00min quase ninguém havia acabado a atividade e como já era hora do lanche teriam que sair da sala do vídeo, local das atividades, e nesta hora foi possível comprovar o quanto estavam empolgados em realizar aqueles exercícios, pois não queriam sair para lanchar, mais com um pouco de conversa foram e voltaram às 10h20min para o término desta atividade e logo a explicação de cada grupo sobre o que fez, ou seja, o que aquela montagem estava representando, já era 10h40min e só deu tempo para fazer uma pequena finalização sobre o que foi trabalhado no dia. E antes deles irem para casa entregamos umas bexigas a cada aluno que representava as cores do solo.
No dia 14/06/2007, foi executado o projeto com o uso de mídias na Escola Estadual Severino Bezerra Melo, especificamente em uma turma da 4ª série do turno matutino, em que o assunto a ser trabalhado foi o estudo do solo, o qual teve inicio às 07h30min e término às 11h00min. O referido projeto contou inicialmente com a passagem de um vídeo (Deu a louca na Chapeuzinho), que teve a duração de 01h30min. Após o filme, colhemos às idéias prévias que tinham sobre o solo, muitos disseram “é a terra” e então retiramos uma parte central do filme, que tratava de um lenhador que costumava derrubar árvores e mais árvores para poder fazer parte de um anúncio publicitário e a partir daí começamos a explorar o assunto em estudo, sempre fazendo uma reflexão sobre o que seja o solo, qual a sua importância para o homem, como as árvores estavam envolvidas neste processo e também citando a própria localização da escola em que estudam, suas residências e o que pode acontecer caso as árvores continuem a ser derrubadas para a construção de novas moradias. Após a essa pequena explanação do assunto, passamos uma atividade, a qual teve início às 09h30min, em que cada aluno iria escrever um pouco sobre o solo em um pequeno papel e seria colocado na árvore do conhecimento. Neste dia o recreio não foi no mesmo horário como de costume, pois faltou gás para fazer o lanche e como normalmente é realizado às 09h30min, neste dia foi somente às 10h00min. Por não ter sido no horário que vinha sendo, após todos terem feito à primeira atividade, passamos outra em que esta foi realizada com o uso de argila, realizada em grupo de quatro e cinco pessoas, aonde iriam produzir o solo, suas respectivas camadas e alguns componentes do solo, como as árvores. Quando deu 10h00min quase ninguém havia acabado a atividade e como já era hora do lanche teriam que sair da sala do vídeo, local das atividades, e nesta hora foi possível comprovar o quanto estavam empolgados em realizar aqueles exercícios, pois não queriam sair para lanchar, mais com um pouco de conversa foram e voltaram às 10h20min para o término desta atividade e logo a explicação de cada grupo sobre o que fez, ou seja, o que aquela montagem estava representando, já era 10h40min e só deu tempo para fazer uma pequena finalização sobre o que foi trabalhado no dia. E antes deles irem para casa entregamos umas bexigas a cada aluno que representava as cores do solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário