quarta-feira, 20 de junho de 2007


JUSTIFICATIVA

Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Severino Bezerra Melo, localizada no bairro de Mãe Luiza no município de Natal, que efetuado em uma 4ª série do Ensino Fundamental do turno matutino. A sala de aula conta com uma professora e são aproximadamente 30 alunos que freqüentam a aula. O projeto irá envolver a disciplina de ciências, especificamente o estudo do Solo, para isso contaremos com o auxílio do vídeo e da TV.

Atualmente é comum ouvirmos falar nas escolas trabalhos que tem como base o projeto, mas antes de iniciarmos um trabalho partindo do projeto é necessário fazermos uma reflexão do que seja o projeto, para Antunes (2001, P. 15):

Um projeto é, em verdade, uma pesquisa ou uma investigação, mas desenvolvida em profundidade sobre um tema ou um tópico que se acredita interessante conhecer. Essa pesquisa ou investigação deve ser desenvolvida por um grupo pequeno de alunos, algumas vezes pela classe inteira e em algumas circunstancias excepcionais pode ser desenvolvida apenas por um aluno como também por mais de uma classe ou um grupo de alunos de diferentes classes.


Diante deste conceito percebemos que o projeto ao ser elaborado requer a escolha de um tema no qual acreditemos que seja interessante e que desejamos conhecê-lo melhor, é necessário também ter em mente objetivos a serem atendidos para que se possa realizar uma boa avaliação em cima do conteúdo que foi passado aos alunos.

O tema que será abordado neste projeto já estava dentro dos planos da professora, e aproveitando a oportunidade de fazer um trabalho sobre o solo, veio à idéia de enfocar a própria localização da escola dentro do projeto, o seja, o mesmo pretende levar o aluno a refletir sobre a sua própria localidade, visto que é uma região de morros e bem próximo a uma vegetação de altas árvores.

Através disso, trabalhar o tema que será estudado por aqueles que neles estão envolvidos requer um aprofundamento maior sobre o assunto, para tanto ao estudar o solo geográfico, iremos buscar sua importância para a vida dos seres vivos, salientando as principais características que este deve apresentar para o desenvolvimento de uma vida com qualidade.



Este projeto também enfoca um olhar diferenciado sobre as mídias na educação especificamente o vídeo, já que este recurso é mais acessível às escolas, ou seja, como estas podem estar acrescentando e facilitando a transmissão do conhecimento, melhorando a mediação da aprendizagem, em que esses recursos tecnológicos possam estar ajudando ao professor e aluno a um jogo comunicativo em que ambos os lados possam se entender, para Barbero(1996):



As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes.




Assim devemos ver as mídias como um recurso facilitador do conhecimento, impossível de esquecê-lo, já que traz a todo tempo uma série de informações, e que quando trabalhadas devidamente podem fazer toda a diferença.


OBJETIVOS

Objetivo Geral

O projeto pretende levar o aluno através do tema, não só ao conhecimento do que seja solo, mais também alcançar a conquista de construir no educando alguém capaz de olhar além do que os olhos conseguem ver, é oportunizá-lo a ter consciência de suas atitudes e de como pode estar fazendo para contribuir para a permeabilidade do solo. E mais, que o projeto possa contribuir na formação pessoal de cada um, pois além de profissional que devamos ser, somos alguém que de uma forma ou de outra tem influência sobre cada aluno.


Objetivos Específicos :




  • Saber o que é solo.




  • Conhecer os tipos de solo.



  • Compreender a importância de uma boa conservação do solo.





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