quarta-feira, 20 de junho de 2007




CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA

O projeto “mídias na educação” que executamos na Escola Estadual Severino Bezerra Melo teve como fonte de pesquisa e inspiração a sinopse de Barbero (1996), segundo ele:

A simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como
um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto.

Nosso trabalho privilegiou uma nova forma de usar a televisão e o vídeo na sala de aula, enriquecendo com algo a mais um simples vídeo de história infantil. A partir desse pressuposto, organizamos de acordo com o contexto, novas possibilidades de aprendizagem em que o aluno transportaria para o concreto o que ele viu no filme, com isso, observamos que um olhar diferenciado em prol de melhoramentos para a educação é de suma importância para mudarmos os baixos números da estatística.



Pontos Positivos

A impressão que tivemos foi de total integração com a diretora e a professora que nos recebeu muito bem, sem sequer nos conhecerem. Aproveitamos o máximo que pudemos o espaço que foi disponibilizado e todos os alunos colaboraram, sentimos que de fato, conseguimos alcançar nosso objetivo de passar o que foi proposto e avaliar de forma correta as atividades que organizamos para eles.

Pontos Negativos

Apesar da escola está localizada num bairro considerado por muitos como perigoso, isso jamais veio a ser motivo para não realizarmos um projeto na referida escola. No entanto, o único ponto negativo que teve foi não ter o material que iríamos utilizar, pois como sabemos que é uma escola simples e o material que vem fica disponível para uso dos professores, assim foi preciso comprar todo o material que utilizamos com os alunos, sendo este muito bem aproveitado.

Reflexões individuais

Silverlandia Nunes de Lima

O encontro com os alunos dessa escola e toda a equipe que nos atendeu, desde o porteiro até a diretora, deixou claro para mim que estão juntos em prol de uma melhoria na educação dessas crianças, apesar dos problemas diários que envolvem cada uma delas. Não podemos nos reprimir diante dos desafios com relação ao déficit de alfabetização que pude presenciar nessa turma do 4° ano. Precisamos nos esforçar em busca de novas formas de ensinar e sair do convencional, para então, colher os bons frutos, ou seja, uma melhor colocação na estatística educacional.

Érica jaqueline Dantas da silva

Diante do que foi vivenciado durante o período em lá estivemos, pude ver o quanto devemos ter ações inovadoras, nossas escolas estão carentes de recursos, mas mesmo assim não devemos deixar que este lado cubra a nossa capacidade de criar e muito menos de fazer sonhar. Nesse curto tempo em que passamos pelo bairro, escutei histórias de crianças que estavam em situações desagradáveis, mas mesmo assim os professores e todo o corpo da escola sempre estavam presentes e tentando solucionar os problemas que ali aparecem. Tudo isso fez com que passássemos a ver o quanto é real e próxima à situação, e que só vamos de fato resolver “o problema” quando tomarmos consciência que a atitude deve partir de cada um de nós e que portanto também fazemos parte desta incógnita. Assim quando criatividade e vontade de inovar caminham juntas podemos ver que os mais simples recursos que temos podem fazer de nossas aulas momentos agrádaveis e satisfatórios.


Um comentário:

Liana do Rosário disse...

Olá pessoal!!! Estou concluindo a avaliação do blog de vocês. Gostei do detalhamento do blog e do empenho do grupo. A justificativa e objetivos ficaram bem escritos. Observei que as etapas do roteiro foram cumpridas. Lembro que as alterações que vierem a ser feita agora não afetarão mais a nota da unidade. Parabéns! Boa sorte a todas. Continuem a fazer bom uso desse espaço, Liana.